segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CONTROLE MENTAL E EMOCIONAL



São raros, muito raros os que sabem cuidar e de fato cuidam de sua saúde mental e emocional. Isso porque desconhecem esta verdade: o homem é o que pensa.
Não o que ele pensa ser, mas no sentido de que aquilo que constitui, forma nosso caráter, nossa personalidade, nossa vida. O pensamento se torna realidade.
Não se pode ter um corpo sadio, com uma mente irada e deprimida.
O corpo só reconhece o que a mente transmite.
Colhemos na vida o que semeamos na mente.
O medo é um dos maiores venenos para o nosso corpo. Muito cuidado portanto. Quanto mais se tiver medo de uma doença, mais provável é que ela venha a nos atingir. Nós provocamos a doença com nossos pensamentos negativos, com nosso estados de ansiedade e com nossas emoções negativas.
O medo é capaz de enfraquecer a imunidade de nosso corpo, porque produz hormônios de stress: adrenalina e cortizona.
Assim como nosso corpo é atacado por diferentes enfermidades, também interiormente poderemos estar enfermos por traumas, complexos, medos, rancores, e todo tipo de inseguranças. É preciso ter paz, alegria, amor, isso gera saúde.
Uma das coisas fundamentais para se ter saúde é gostarmos de nós mesmos.
Já se descreveu o câncer como uma doença que permite ao organismo rejeitar a si mesmo e se auto-destruir.
Estudos confirmam que cônjuges enlutados ficam com o sistema imunológico deprimido por mais de um ano. Isso prova que o amor representa um poderoso estimulante do sistema imunológico.
Um dos precursores mais comuns do câncer, é uma perda traumática ou um sentimento de vazio na vida.
Temos hoje provas que as “emoções passivas”, como os desgostos, o sentimento de fracasso, bem como a cólera reprimida, causam a secreção excessiva de hormônios pelo cérebro, o que invalida o sistema imunológico.
Quando estamos alegres, nosso cérebro fabrica endorfina, que é um hormônio do bem-estar e da saúde. Mas diante das contrariedades da vida, existe uma mudança no cérebro, por isso ele fabrica outros hormônios: adrenalina e cortisol, os quais acabam com a imunidade às doenças e causam depressão.
Os fracassos profissionais, também costumam produzir doenças malígnas. Quem vive em paz consigo mesmo e com o meio ambiente, tem menos doenças sérias, ou melhor dizendo: “ as pessoas felizes não adoecem.” - afirma o Dr. Bernie Siegel, famoso médico americano.
Esse mesmo médico afirma: “ penso mesmo que 80% dos que passaram por mim, não foram desejados ou receberam na infância um tratamento indiferente.”
Isso é terrível, porque o subconsciente da criança registrou tudo, e as consequências na idade adulta serão ruins. Talvez por isso é comum vermos pais que não conseguem abraçar seus filhos, porque eles mesmos não receberam esse tipo de amor em alguma
fase de sua vida.
As feridas emocionais causam transtornos físicos.
Os mais frequentes são: insônia, úlcera, enfermidades nervosas, paralisia, mal-estares digestivos e até cegueira. No entanto ao ser curada a causa do problema, desaparece o sintoma físico. Há muitas pessoas feridas em sua memória, por causa de acontecimentos passados e necessitam ser curadas.
O que enlouquece uma pessoa é pensar muito no passado e no futuro, e deixar de viver bem o dia de hoje. Lembremo-nos de que o passado e o futuro não nos pertencem.
Pessoas que não se amam e não se perdoam causam doenças em seu organismo. O corpo é realmente o para-choque de nossas emoções.
O que está te faltando ? Esta é a pergunta fundamental a ser feita ao doente para saber o que está se passando com ele.
A doença está no lugar de algo que nos falta. Geralmente é a falta de amor, de carinho, de valorização. O amor é o grande médico!
A química do nosso organismo é comandada pelo cérebro, de acordo com aquilo que sentimos e pensamos.
Nosso inconsciente é o verdadeiro porão onde estão armazenados todos os dados de nossa existência, desde a concepção até o dia atual.
O fato de uma gravidez não planejada e indesejada ou até abertamente rejeitada, já constitui um grande desastre para a vida deste futuro ser humano.
A depressão é uma doença da alma e muitas vezes tem sua origem num acontecimento como este. O deprimido se sente rejeitado, perde o sentido da vida.
Portanto libertemo-nos o quanto antes de traumas, angústias, medos e preocupações,porque estragam realmente a saúde.
O melhor remedio para isso ?
Perdoar do fundo do coração a todos e a si mesmo e bendizer a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário