terça-feira, 28 de agosto de 2012

FITOTERAPIA - Como usufruir.



Como utilizar as plantas medicinais:

As plantas de nosso país curam tudo, basta saber escolher e usar adequadamente.
Von Martius- botânico alemão visitou nosso país e afirmou: “ As plantas brasileiras não curam, fazem milagres”.
Todo o câncer desde que não seja uma metástase, isto é, que tenha se espalhado por mais de 3 órgãos e enquanto o corpo possua energia vital suficiente, desaparece com o uso correto de plantas. Isso é comprovado em muitos trabalhos científicos.
A medicina através das plantas foi a primeira do mundo e continua ao meu ver, a melhor de todas.
A natureza é a farmácia de Deus.
O brasil talvez tenha a maior biodiversidade em plantas em todo o mundo.
Mas o nosso povo ainda não acordou bem para essa riqueza.
O senhor fez a terra produzir os medicamentos:
o homem sensato não os despreza”. ( Eclesiástico 38,4.)
É importante saber que as plantas também podem prejudicar e intoxicar nosso organismo se forem usadas em excesso ou mal combinadas. Há plantas que não combinam entre si num mesmo chá, há plantas tóxicas, mas benéficas em pequenas doses.
A seguir alguns cuidados e procedimentos para o correto uso das plantas medicinais.
  • identificar bem a planta e colhê-la em lugar longe de qualquer poluição, além disso colhê-la de preferência de manhã após a secagem do orvalho da noite. Evitar de colher após as chuvas;
  • colher folhas adultas, bem formadas, limpas, evitando as folhas secas;
  • as sementes ao serem colhidas devem estar maduras e secas;
  • para secar se utiliza um pouco de sol, forno brando ou melhor pendurá-las num local bem ventilado;
  • para fazer chá pode-se misturar 7 a 8 plantas para uma pessoa adulta, 6 a 7 para pessoas muito idosas e 3, 4 ou 5 para crianças, dependendo da idade. O máximo de mistura que o organismo tolera é de 9 plantas para pessoas muito fortes.
  • um adulto beberá em média 800 ml de chá ao dia ou até 1 litro. As pessoas acima de 65 anos apenas 700 ml ou 600 ml. As crianças começarão com 100 ml, 200 ml, 300 ml e assim conforme a idade irão aumentando até chegarem a 500 ml, por volta de 6 anos;
  • a parte mais forte de uma planta é a semente, depois a raiz, o tronco, as folhas e flores;
  • raízes e sementes é necessário ferver um pouco para usar, cerca de 5 minutos. Folhas e flores não se deve ferver, mas apenas fazer infusão,
  • isto é, despejar água fervente sobre ela e depois deixar tampadas por 10 minutos, em seguida coar e guardar em recipiente de vidro, porcelana ou um plástico bem resistente;
  • quanto de erva se coloca no chá ? Não é a quantidade que vai curar mas sim a qualidade. Nunca fazer chá muito forte porque intoxica e não será todo aproveitado pelo organismo. Pega-se com três dedos juntos ( polegar, indicador e médio ) uma boa pitada de erva seca, o tanto de uma colher das de café de cada planta a ser misturada e se coloca na vasilha adequada para seu preparo. Quando as plantas forem colhidas na hora pode-se colocar até o dobro da pitada, porque a planta verde não está tão concentrada quanto a seca; 
    importante saber beber o chá. Deve-se beber dentro de 8 horas para que não oxide e perca valor medicinal. Portanto se o chá foi feito de manhã às 8 horas deve ser consumido aos poucos até as 16 horas;
    • a planta seca necessita de maior tempo de infusão do que uma erva verde;
    • é bom começar com chá fraco e ir aumentando aos poucos;
    • quem bebeu chá forte demais e já não faz mais efeito é porque o organismo está intoxicado com ele, deve fazer o seguinte:
    • a) interromper por 20 dias os chás;
    • b) triturar os chás até se tornarem um fino pó e usar misturado na comida, almoço e jantar, apenas uma colher das de sobremesa em cada refeição. Isso também faz efeito, mas atenção, misture apenas com um pouco de comida, não no prato todo, porque se a planta for muito amarga como a quina por exemplo, você não terá mais coragem de comer toda a sua refeição;
    • O processo de cura através das plantas é lento, suave e seguro;
    • não se deve deixar os chás de um dia para o outro, mas preparar para cada dia a dosagem certa;
    • para fazer banhos a dosagem média de ervas é de 20 a 60 g por litro de água. Jovens e idosos usam 2/3 de litro; crianças 300 ml;
    • além da infusão, podemos usar as plantas em decocção, isto é ferver as plantas junto com a água por 5 a 10 minutos em geral. As partes duras como cascas e raízes podem ser fervidas até por 30 minutos. Através da maceração que consiste em por as ervas de molho em água fria ou em aguardente ( pinga ), vinho, álcool ou azeite, durante 10 a 24 horas, dependendo do que se usa. As partes mais duras podem ficar por 22 a 24 horas.
    É um método em que se aproveita tudo da planta, nada evapora;
    • pode-se ainda fazer pomada das plantas, compressas com as plantas amassadas, etc.
    ATENÇÃO: em cada receita fitoterápica com mistura de diversas plantas é importante colocar uma antibiótica, uma digestiva, uma diurética e uma vermífuga, porque a maioria das pessoas tem algum tipo de verme.

    A seguir um link de plantas aprovadas pela ANVISA. Neste link você poderá pesquisar e encontrar as plantas de acordo com as suas necessidades.
    http://www.tudosobreplantas.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/02/drgvege.pdf

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CONTROLE MENTAL E EMOCIONAL



São raros, muito raros os que sabem cuidar e de fato cuidam de sua saúde mental e emocional. Isso porque desconhecem esta verdade: o homem é o que pensa.
Não o que ele pensa ser, mas no sentido de que aquilo que constitui, forma nosso caráter, nossa personalidade, nossa vida. O pensamento se torna realidade.
Não se pode ter um corpo sadio, com uma mente irada e deprimida.
O corpo só reconhece o que a mente transmite.
Colhemos na vida o que semeamos na mente.
O medo é um dos maiores venenos para o nosso corpo. Muito cuidado portanto. Quanto mais se tiver medo de uma doença, mais provável é que ela venha a nos atingir. Nós provocamos a doença com nossos pensamentos negativos, com nosso estados de ansiedade e com nossas emoções negativas.
O medo é capaz de enfraquecer a imunidade de nosso corpo, porque produz hormônios de stress: adrenalina e cortizona.
Assim como nosso corpo é atacado por diferentes enfermidades, também interiormente poderemos estar enfermos por traumas, complexos, medos, rancores, e todo tipo de inseguranças. É preciso ter paz, alegria, amor, isso gera saúde.
Uma das coisas fundamentais para se ter saúde é gostarmos de nós mesmos.
Já se descreveu o câncer como uma doença que permite ao organismo rejeitar a si mesmo e se auto-destruir.
Estudos confirmam que cônjuges enlutados ficam com o sistema imunológico deprimido por mais de um ano. Isso prova que o amor representa um poderoso estimulante do sistema imunológico.
Um dos precursores mais comuns do câncer, é uma perda traumática ou um sentimento de vazio na vida.
Temos hoje provas que as “emoções passivas”, como os desgostos, o sentimento de fracasso, bem como a cólera reprimida, causam a secreção excessiva de hormônios pelo cérebro, o que invalida o sistema imunológico.
Quando estamos alegres, nosso cérebro fabrica endorfina, que é um hormônio do bem-estar e da saúde. Mas diante das contrariedades da vida, existe uma mudança no cérebro, por isso ele fabrica outros hormônios: adrenalina e cortisol, os quais acabam com a imunidade às doenças e causam depressão.
Os fracassos profissionais, também costumam produzir doenças malígnas. Quem vive em paz consigo mesmo e com o meio ambiente, tem menos doenças sérias, ou melhor dizendo: “ as pessoas felizes não adoecem.” - afirma o Dr. Bernie Siegel, famoso médico americano.
Esse mesmo médico afirma: “ penso mesmo que 80% dos que passaram por mim, não foram desejados ou receberam na infância um tratamento indiferente.”
Isso é terrível, porque o subconsciente da criança registrou tudo, e as consequências na idade adulta serão ruins. Talvez por isso é comum vermos pais que não conseguem abraçar seus filhos, porque eles mesmos não receberam esse tipo de amor em alguma
fase de sua vida.
As feridas emocionais causam transtornos físicos.
Os mais frequentes são: insônia, úlcera, enfermidades nervosas, paralisia, mal-estares digestivos e até cegueira. No entanto ao ser curada a causa do problema, desaparece o sintoma físico. Há muitas pessoas feridas em sua memória, por causa de acontecimentos passados e necessitam ser curadas.
O que enlouquece uma pessoa é pensar muito no passado e no futuro, e deixar de viver bem o dia de hoje. Lembremo-nos de que o passado e o futuro não nos pertencem.
Pessoas que não se amam e não se perdoam causam doenças em seu organismo. O corpo é realmente o para-choque de nossas emoções.
O que está te faltando ? Esta é a pergunta fundamental a ser feita ao doente para saber o que está se passando com ele.
A doença está no lugar de algo que nos falta. Geralmente é a falta de amor, de carinho, de valorização. O amor é o grande médico!
A química do nosso organismo é comandada pelo cérebro, de acordo com aquilo que sentimos e pensamos.
Nosso inconsciente é o verdadeiro porão onde estão armazenados todos os dados de nossa existência, desde a concepção até o dia atual.
O fato de uma gravidez não planejada e indesejada ou até abertamente rejeitada, já constitui um grande desastre para a vida deste futuro ser humano.
A depressão é uma doença da alma e muitas vezes tem sua origem num acontecimento como este. O deprimido se sente rejeitado, perde o sentido da vida.
Portanto libertemo-nos o quanto antes de traumas, angústias, medos e preocupações,porque estragam realmente a saúde.
O melhor remedio para isso ?
Perdoar do fundo do coração a todos e a si mesmo e bendizer a Deus.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

A MAGIA DO DESEJO



Definição para magia:
CIÊNCIA E ARTE DE TRANSFORMAR AS COISAS CONFORME A NOSSA VONTADE “
                                                                                     ( Eliphas Levy )

“Querer é poder “. Ao decorrer da vida você deve ter ouvido esta frase muitas vezes. Para o Universo o seu desejo é imperioso, portanto vigie seus pensamentos e desejos, pois eles podem se concretizar.
Na Bíblia está escrito “ Peça e lhe será dado”, mas será que é assim tão simples?
No livro “Visualizações criativas” a autora defende a tese de que, o Universo atende todos os nossos pedidos e desejos mediante alguns quesitos:
1- Merecimento
2- Propósito
3- Disponibilidade
Analisemos um suposto pedido de um carro por exemplo. Você deseja o carro, mentaliza o modelo, a côr e demais detalhes e envia o pedido.
Fase 1 o merecimento. Se perante as leis Universais você está em dia, ótimo, você avançou a fase 1.
Fase 2 propósito. Qual o propósito do seu pedido? Digamos que você necessita do carro para trabalhar, para auxiliar a sua família em transportes diversos. Sendo assim o propósito é bom e passará a fase 3.
Fase 3 disponibilidade. O Universo não irá materializar o carro na sua garagem, evidentimente!
“ Orei a Deus pedindo dinheiro e em resposta as minhas orações, Deus me enviou trabalho.” Faça a sua parte!
Vencendo todas as etapas com certeza o Universo irá conspirar a seu favor, irá favorece-lo de todas as maneiras para que você realize o seu desejo. É importante saber qual o nosso papel nisso tudo.
Uma das leis universais é a da Ação e Reação, não se planta pepinos e colhem-se flores, e o quesito merecimento parte daí. Muitos se revoltam ao não terem os seus desejos atendidos e se julgam merecedores, e talvez o sejam, mas é necessário ter uma visão ampla de toda a situação, você merece, seu pedido tem um bom propósito mas no momento não está disponível, aguarde com paciência.
Para a maioria dos humanos existe o tempo Imediato, mas para o Universo só existe o tempo certo.
Comparado com o Universo, nosso campo de visão é muitíssimo inferior, somente ele tem condições de determinar qual é o momento certo, para que você usufrua do seu desejo com alegria e satisfação.
Antigamente para se arar a terra era necessário um boi, um arado e um homem. Desejando acabar com o seu sofrimento e a do boi, o Universo atendeu o seu desejo e o presenteou com a criação do trator e o arado mecanizado. Vamos analisar juntos:
O homem era trabalhador, portando era honesto e merecia.
Seu propósito era nobre, pois queria aliviar o seu esforço e a do animal e ter mais tempo para ampliar o seu trabalho.
A disponibilidade foi questão de tempo.
Sem conotação religiosa, irei citar a bíblia mais uma vez, em uma passagem em que Cristo cura um enfermo e este vem lhe agradecer:
“ Obrigado senhor por me curar”
E Cristo responde : “ Não me agradeça, tua fé o curou!”
Como disse Santo Agostinho;
“ Ter fé é acreditar no que não vemos e a recompensa dessa fé é começarmos a ver aquilo em que acreditamos”

Cultive os seus desejos e faça a sua parte !
     
  CONCENTRE-SE EM CONHECER, JAMAIS EM ACREDITAR.
 

terça-feira, 21 de agosto de 2012

BARRIGUINHA SALIENTE. COMPREENDA-A.



O abdome tornou-se um mistério até mesmo para os profissionais da área. Existem teorias as mais diversas tentando explicar por que é tão difícil queimar a gordura do abdome. 
Enquanto alguns especialistas alegam que uma dieta equilibrada, combinada com exercícios abdominais, pode resolver o problema, outros afirmam, convictos, que nem dieta e muito menos os exercícios representam a solução.
Cirurgiões plásticos, por sua vez, vivem corrigindo o mesmo
problema, repetidas vezes, para o mesmo cliente, ao passo que há
pessoas que preferem encher-se de músculos no abdome e na cintura, através de exercícios de musculação, para garantir a ausência da tão temida gordura.
Mulheres e homens de compleição esbelta não se conformam
quando a barriguinha aparece, o que os leva a fazer regime para
emagrecer ainda mais, na esperança de perder, definitivamente, aquela saliência. Entre os que freqüentam, academias de ginástica, clínicas de massagem ou recorrem às cirurgias plásticas, nem todos conseguem atingir seus objetivos. Por outro lado, há, também, os que não fazem qualquer tipo de exercício, comem bem e, no entanto, não possuem a tal barriguinha. É quando ressurgem as teorias tentando explicar esse fenômeno.
Lembremos da célebre frase de Sócrates, filósofo grego (469-399
a.C), quando despertou para a Verdade ao visitar o templo de Delfos:
"Conhece-te a ti mesmo.”
Prepare-se portanto para mergulhar no mais profundo de seu ser e visitar aquele seu eu desconhecido e por isso tão temido.
Revelações através do abdome
O ventre está localizado no centro de equilíbrio de nosso corpo.
Nele temos os órgãos geradores e controladores da eliminação das
toxinas: intestinos, bexiga e útero.
A psicologia moderna comprova: pessoas controladoras possuem
intestinos presos, pessoas que não se desapegam de pensamentos
antigos geram prisão de ventre.
Segundo os orientais, a prisão de ventre é a materialização do medo de perder as coisas, como dinheiro, família, amigos, a pessoa amada.
A bexiga, por sua vez, está associada ao controle das tristezas e
das lágrimas, fazendo com que o indivíduo que tem lágrimas contidas
mostre mais micção que o normal. O útero é controlado pelo estado
emocional da mulher. A própria medicina alopática admite que a
menstruação dolorosa e muitos casos de abortos naturais são causados pelo desequilíbrio das emoções e até pela própria rejeição da condição materna. Veja que é no abdome que residem os órgãos de eliminação.
Sendo assim, o inconsciente, que possui a lógica da correlação, comunica ao cérebro que a pessoa está com excesso de retenção mental e o cérebro cuida para que essa retenção seja fisiológica também, aumentando, conseqüentemente, o volume das paredes abdominais pela pressão dos órgãos internos. Mesmo que
inexistam prisão de ventre, intestinos presos ou problemas com o útero, haverá a retenção da gordura no abdome, simbolizando emoções e sentimentos aprisionados ou mal resolvidos, seja em relação ao amor, às amizades, ou à parte financeira, especialmente dívidas. Portanto, resolver com coragem e rápido tudo o que permanece arquivado faz com que o abdome se esvazie. 
Pare de empurrar a vida com a barriga!
No abdome também está localizado o centro umbilical, ou seja,
um dos sete chacras do nosso corpo etéreo, o manipura, em sânscrito. A característica desse chacra é o poder pessoal e o controle sobre os outros. Pessoas com ênfase nesse chacra dormem de seis a oito horas diárias com o ventre para cima. O excesso de energia nesse chacra causa estresse e agressões ligadas a uma má administração da vontade, que não encontra medidas para sobrepor-se às forças internas e externas, ou seja, faz o indivíduo passivo quando deve reagir e a reagir quando deve ser passivo.
Por outro lado, a falta de energia nesse chacra faz surgir pessoas
dominadas por emoções, como medos, bloqueios, raivas, repulsas,
agressividade, egoísmo, orgulho, intolerância e uma forte tendência a manipular os outros,.
é preciso, então, que haja o necessário equilíbrio para a liberação desse chacra, pois só assim a pessoa controlará suas emoçõe se eliminará o orgulho, o que evitará que se coloque em oposição aos que não pensam como ela.
O centro umbilical, estando equilibrado, torna-se uma energia
que leva o indivíduo a se sentir responsável e a dominar seus atos.
Está, também, ligado ao sentimento de misericórdia e amor pelos
animais, já que a região abdominal é o centro de absorção de todo
sentimento egocêntrico e manipulador. Quanto mais você aprisionar
pessoas e acontecimentos em seu coração, mais a gordura no abdome reaparecerá. Medos, raivas, rejeições, agressividade nos atos, nos pensamentos e nas palavras mostram que a pessoa não consegue perdoar alguém. O abdome também simboliza o equilíbrio e a harmonia.
Se há descontentamento, críticas ou revolta contra alguém ou com
relação a algum fato, acabam surgindo gordura e doenças nesse local.
Quem critica severamente os outros acaba manifestando alguma
doença que leva a uma cirurgia do abdome, porque criticar os outros é o mesmo que cortá-los. Toda dúvida arrastada por muito tempo também é uma forma de violação e agressão contra si mesmo e contra o outro, e o inconsciente interpreta como retenção e controle. Em resposta, o cérebro providencia para que haja mais retenção de gorduras na região abdominal, ou aprisiona os órgãos internos nessa parte do corpo.
Todo indivíduo que não possui abdome saliente, por outro lado,
mostra determinação, coragem e, intuitivamente, encolhe o abdome
depositando força no baixo ventre, cultivando firmeza mental.
Enfim, toda mente rebelde e teimosa, aparentemente passiva ao

extremo, que não acolhe com gratidão as pessoas e as coisas e não
liberta a vida, provoca o desequilíbrio estético na região abdominal.
Se você pretende modificar seu corpo para melhor, deverá
aprender a ter a mente dócil, não acomodada, agradecendo a tudo e a todos e a desenvolver, conscientemente, a compreensão da vida.
Assuma sua própria vida e pare de culpar os outros pelas suas mágoas e perdas. As pessoas são apenas um espelho do nosso emocional e, portanto, respondem com o mesmo nível energético de nossa mente, através de vibrações semelhantes. Aprenda a perdoar. Perdoar é zerar os acontecimentos, as mágoas, as desconfianças e conseguir conviver com o perdoado, amando-o com alegria sincera, sem se preocupar em ser lesado novamente. Apenas liberte as pessoas, lute para conseguir essa desenvoltura espiritual e desapegue-se de tudo e de todos, com carinho. Mesmo que duas pessoas tenham de se separar, o mais importante é que ambas, não importa os motivos da separação, desejem uma à outra, amorosamente e sem ressentimentos, toda a felicidade do mundo, porque, afinal, como seres humanos trocaram experiências entre si.
Tenha sempre em mente que a vida deve fluir livre, assim como
os átomos de uma pedra, ainda que em constante movimento, mantêm seu formato original. Liberte-se, pois, de seus medos e de suas próprias cobranças e pare de querer controlar tudo devido ao medo de perder ou de se anular. 
Coragem é a palavra-chave para a mudança comportamental e física.
Portanto, decida ser feliz:
Abra a janela de seu ventre, deixando tudo e todos voarem livres.
Com certeza você se sentirá bem melhor e muito mais elegante.




terça-feira, 14 de agosto de 2012

AUTO-HEMOTERAPIA


1. O que é auto-hemoterapia?
É uma técnica simples, em que, mediante a retirada de sangue da veia e a aplicação no músculo, ela estimula um aumento dos macrófagos, que são, vamos dizer, a Comlurb (Companhia de Limpeza Urbana) do organismo.
Os macrófagos é que fazem a limpeza de tudo. Eliminam as bactérias, os vírus, as células cancerosas, que se chamam neoplásicas. Fazem uma limpeza total, eliminam inclusive a fibrina, que é o sangue coagulado. Ocorre esse aumento de produção de macrófagos pela medula óssea porque o sangue no músculo funciona como um corpo estranho a ser rejeitado pelo Sistema Retículo Endotelial (SRE). Enquanto houver sangue no músculo o Sistema Retículo Endotelial está sendo ativado. E só termina essa ativação máxima ao fim de cinco dias.
A taxa normal de macrófagos é de 5% (cinco por cento) no sangue e, com a auto-hemoterapia, nós elevamos esta taxa para 22% (vinte e dois por cento) durante 5 (cinco) dias. Do 5º (quinto) ao 7º (sétimo) dia, começa a declinar, porque o sangue está terminando no músculo. E quando termina ela volta aos 5% (cinco por cento). Daí a razão da técnica determinar que a auto-hemoterapia deva ser repetida de 7 (sete) em 7 (sete) dias.
Essa é a razão de como funciona a auto-hemoterapia. É um método de custo baixíssimo, basta uma seringa. Pode ser feito em qualquer lugar porque não depende nem de geladeira - simplesmente porque o sangue é tirado no momento em que é aplicado no paciente, não há trabalho nenhum com esse sangue. Não há nenhuma técnica aplicada nesse sangue, apenas uma pessoa que saiba puncionar uma veia e saiba dar uma injeção no músculo, com higiene e uma seringa, para fazer a retirada do sangue e aplicação no músculo, mais nada. E resulta num estímulo imunológico poderosíssimo.
“A auto-hemoterapia é um método terapêutico valioso, em numerosas dermatoses, sobretudo nas afecções pruriginosas e furunculoses”. Esta é a síntese da conclusão de Tese de Doutorado intitulada “A auto-hemoterapia nas dermatoses”, apresentada pelo Dr. Alberto Carlos David na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal, em 1924. A tese comprova que a técnica é usada desde a primeira metade do século XIX e apresenta casos que comprovam a cura através do seu uso. O documento está disponível no site daquela Universidade portuguesa, através do link http://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/17607 .

CALATONIA



Se usado com sabedoria, o simples toque das mãos é capaz de atuar de forma terapêutica, como acontece na Calatonia. Essa técnica de relaxamento profundo foi trazida ao Brasil pelo médico húngaro Pethó Sándor, no início da década de 50, mas foi desenvolvida durante a Segunda Guerra em soldados que sentiam fortes dores por causa dos ferimentos.O segredo da terapia é o uso de toques sutis que estimulam nove pontos onde há maior concentração de receptores nervosos ou circulatórios. São pontos próximos aos meridianos, da medicina chinesa, ou mesmo da ayurvédica.
Quando há um estado de estresse, por exemplo, ocorre uma cascata de eventos bioquímicos e biológicos que alteram o organismo, a Calatonia tem a função de reorganizar o corpo por meio de toques simples, esses têm alto potencial da sensibilidade cutânea. O profissional escolhe os pontos conforme o histórico de cada paciente e sua evolução durante a terapia”
Os pontos se concentram na região dos pés, em cada um dos artelhos (dedos dos pés), em dois pontos da sola dos pés, calcanhares, tornozelos além de mais um toque no início da barriga das pernas. “Há também o décimo, aplicado na nuca, mas é difícil usá-lo”. São feitos nessa área por uma simples razão. Muitas pessoas têm resistência ao toque, o que não acontece com os pés. Os pacientes podem ficar vestidos e se sentirem mais a vontade.
Ela traz benefícios à medicina convencional e pode ser usada em casos de ataque cardíaco, estresse, artrite, artose, e problemas emocionais, entre eles, pânico, depressão, além de crises de ansiedade.”


segunda-feira, 13 de agosto de 2012

NUMINOSO



Numinoso “Numinous” termo atribuído ao teólogo Rudolph Otto, é toda experiência que temos quando sentimos que estamos inesquecivelmente e inegavelmente na presença de Deus, uma vivência de algo que vai além das nossas limitações humanas.
C.G.Jung, em suas memórias, Sonhos e Reflexões, nos diz “ Se compreendermos e sentirmos que já nesta vida estamos relacionados com o infinito, os desejos e atitutes se modificam.”
 
  Um poema para Deus 


Teus olhos não consigo ver,
Mas a ternura em seu olhar posso perceber.
Sua boca não consigo ver,
Mas seus beijos em minha face preciso ter.
Suas mãos não consigo ver,
Mas os seus afagos estou disposto a receber.
Sua pernas não consigo ver,
Mas caminhando ao meu lado pretendo ter.
Seu coração não consigo ver,
Mas o seu amor sempre hei de ter. “
       
                                                      ( Autor João C. Montagnani )

" Busque o amor e encontrará Deus"

A SAÚDE E O DINHEIRO


UMA VEZ PERGUNTARAM A BUDA:

" O que mais o surpreende na humanidade ?"

" Os homens que perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para tentar recuperar a saúde.
Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente de tal forma que acabam por nem viverem no presente nem no futuro. Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido..."

domingo, 12 de agosto de 2012

ANALISE SUA SAÚDE ATRAVÉS DA FEZES




“Pelas leis da natureza todo homem é um produtor e um consumidor, ou seja, se ele consome ele também produz” – Paul Theroux


Prestar atenção nas suas fezes pode ser tão útil quanto checar se está com febre ou com a pressão alta. Pelo cocô é possível descobrir alguns problemas da sua alimentação, da sua saúde, dos seus intestinos e até mesmo de seus níveis de stress e ansiedade.
No momento que o alimento entra na boca, o organismo inicia um processo ultracomplexo para transformá-lo em uma massa pastosa chamada “quimo”. A mastigação, a saliva, a peristalse (contrações involuntárias dos músculos gastrointestinais), as bactérias, o ácido clorídrico, as enzimas digestivas, a bile e outras secreções são responsáveis em transformar os diversos alimentos nessa massa com aparência de sopa de ervilha.
Enquanto acontece a absorção dos nutrientes ao longo do tubo digestivo, os “restos” continuam seu caminho em direção à saída. No intestino grosso as sobras se misturam com água e se forma o bolo fecal – o cocô. Que é constituído de água, fibra insolúvel, alimentos não digeridos (casca de milho e sementes), células mortas, bactérias vivas e mortas, secreções e bile. As células vermelhas mortas também são eliminadas pelas fezes e são as responsáveis pela coloração marrom.
Se o processo acontece como o esperado o final é uma visita saúdavel ao banheiro. Cada pessoa possui suas particularidades quanto ao seu “hábito intestinal” com suas devidas variações de freqüência, horário, consistência, odor e cor. Mas há uma expectativa e um consenso de como as fezes devem se apresentar. Elas devem ter uma consistência cilíndrica e firme, porém macias, serem “encorpadas”, variar de marrom a marrom claro e ter um cheiro característico, mas não fétido. E, devem “sair” sem muito sacrifício.
Nem sempre isso acontece. E vários tipos, formas, cores e odores de cocô podem aparecer:
- Fezes com muco e com um sangramento mais intenso podem indicar uma alteração mais séria como hemorróidas, colite ou até mesmo câncer e é melhor procurar um médico.
- Dor ao fazer cocô também pode ser sinal de hemorróidas ou falta de fibras.
- Quando você toma muito vinho tinto as fezes também podem ficar bem escuras.
  • Alimentos industrializados com corantes muito fortes e intensos podem deixar o cocô mais colorido”. Assim como a beterraba deixa o cocô vermelho.

  • Se o cocô está verde claro pode ser um sinal de excesso de açúcar, frutas e vegetais e uma falta de grãos ou sal.
- Fezes amareladas podem indicar uma infecção por um parasita chamado giárdia, que causa uma diarréia intensa e amarela.
- Quem come muitas folhas e verduras escuras faz cocô verde escuro. Cocô verde também pode ser causado por excesso de ferro na dieta, vindo de complementos alimentares, por exemplo.
- Fezes muito gordurosas são típicas de má absorção e se forem seguidas de muitos gases podem indicar uma má absorção de carboidratos.
- Com relação ao seu formato, cocôs tipo “lápis”: finos e compridos, podem indicar que alguma coisa interna está atrapalhando sua passagem ou que há um baixo consumo de fibras.
- Fezes amolecidas e pastosas e com pedaços de alimentos podem indicar uma intoxicação alimentar, intolerância a lactose, uso de antibióticos e antiácidos e até situações de muita ansiedade.
  • Se suas fezes boiam isso signifca que ela tem maior concentração de fibras,então ela é saudável.
    - Agora se ela afunda isso significa que ela tem maior concentração de gorduras,logo não é saudável.
    • Se o cocô se parece com cocô de cabrito, em bolinhas pequenas e ressecadas, pode ser um sinal de intestino preso. As causas são geralmente falta de fibras, água e consumo em excesso de gordura, fast foods e alimentos industrializados.
    - Se o cocô for muito fedido pode ser um sinal de desequilíbrio da flora intestinal (as bactérias saudáveis que moram no intestino e ajudam na digestão) ou um excesso de proteína animal que pode“putrefar”: apodrecer, dentro do intestino.
    Alguns alimentos contêm compostos de enxofre, como o repolho e os puns podem ter um cheiro bem forte. Uma pessoa normal solta pum de 10 a 15 vezes durante o dia, mesmo que não os sinta.
    Quando alguma coisa não vai bem certamente você vai sentir logo: dores, gases, cólicas, barriga inchada e uma sensação geral de desconforto são sintomas tanto de diarréia como de intestino preso.
    • Nosso organismo é a máquina mais perfeita que existe e, quando pede uma coisa deve ser atendido. O organismo vai se acostumando com as “negações” e “esperas” e depois de um tempo começa a falhar, causando problemas mais sérios. Portanto, se vier aquela vontade sobrenatural de fazer cocô, pare o que estiver fazendo e atenda seu intestino.
    Teste se o seu cocô é saudável:
    Ele bóia?
    Afundam ( ) 1
    Bóiam     ( ) 2
    Com que frequência você faz cocô?
    Uma vez por dia ou dia sim, dia não  ( ) 1

    A cada 2 ou 3 dias  ( ) 2
    Qual a consistência?
    Macia  ( ) 1
    Dura   ( ) 2
    Qual a cor do seu cocô?
    Amarelo ( ) 1
    Marrom ( ) 2
    Como é o cheiro?
    Muito fedido    ( ) 2
    Cheiro de cocô ( ) 1
    Qual é o formato?
    • Tipo cabrito ( ) 2
      Pastosa ( ) 1
      Tipo banana ( ) 1
      Líquidas ( ) 2
    Resultados:
    6 a 8 pontos – você parece bem saudável
    9-10 pontos – Preste mais atenção. Aumente o consumo de frutas e vegetais
    11-12 pontos _ Cuidado ! Talvez seja interessante procurar um médico ou nutricionista.
                                   
                                                                         FONTE: Revista TRIP
     

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

MEDICINA ORIENTAL

 UMA PESSOA, UM UNIVERSO
Ao falar sobre Medicina Oriental, somos forçados a colocar sempre em primeiro lugar a premissa báscia deste tipo de terapia: a unicidade da individualidade humana, ou seja, cada um de nós é um ser único e especial.
Através disto podemos tratar cada pessoa como ela mesma, segundo sua situação no momento e característica próprias. Este é o fio principal de qualquer tipo de tratamento oriental e que difere substancialmente da metodologia utilizada pela medicina ocidental.
Para os orientais, cada pessoa é um conjunto de circunstâncias sociais, familiares, genéticas, kármicas e energéticas que a tornam diferente de qualquer outra pessoa no mundo. Cada ser humano é um pequeno universo em si mesmo, com suas próprias necessidades e qualidades.
Então como tratar de bilhões de seres diferentes ?
A resposta está na conceituação da Medicina Oriental, que procura compreender as leis universais e sua operação para podermos então tratar as pessoas. Independentemente de quem seja ou de que problema tenha, todos estão sujeitos as mesmas leis universais. Apenas o modo como respondem a estas leis é que difere completamente. Ao se conhecer as leis de atuação universais basta analisar minunciosamente a pessoa para se descobrir suas particularidades e oferecer um tratamento compatível com ela. E apenas com ela.
O Taoísmo afirma que tudo no Universo está em constante mutação, sempre alterando seus estados. A cada sessão devemos analisar o paciente para podermos compreender seu estado NAQUELE MOMENTO  e avaliarmos o progresso do tratamento. Isto é muito importante.
A Medicina Oriental não apenas afirma que cada pessoa é diferente de outra como afirma que cada pessoa é diferente em cada momento. 
Tudo se transforma, tudo muda.
Isto torna a Medicina Oriental uma técnica terapêutica extremamente individualizada, que olha a pessoa como se ela fosse única e observa o seu momento. Com base nisto são prescritos os tratamentos adequados.
Em Medicina Oriental não se trata a doença e sim o doente.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

ESPECIALIDADES MÉDICAS

OS MELHORES MÉDICOS DO MUNDO SÃO:


      1- Dr Tranquilo.
    
      2- Dr Alegre.
    
      3- Dr Dieta.


 " A força natural de cura existente em cada um de nós é a maior ferramenta que dispomos para se chegar a saúde." ( Hipócrates )

ESTÁ DESANIMADO ?


Um dia, o burrinho de um camponês caiu num poço. Não chegou a se ferir; mas não podia sair dali por conta própria. Por isso o animal chorou fortemente durante horas, enquanto o camponês pensava no que fazer para tirá-lo dali.
Finalmente, o camponês tomou uma decisão cruel, concluiu que já que o burrinho estava muito velho e que o poço estava mesmo seco, precisaria ser tapado de alguma forma. Portanto, não valia a pena se esforçar para tirá-lo dali de dentro e resolveu chamar os seus vizinhos para ajudar a enterrar o burrinho vivo.
Cada um deles pegou uma pá e começou a jogar terra dentro do poço.
O burrinho não tardou a se dar conta do que estavam fazendo com ele e chorou desesperadamente. Porém, para surpresa de todos, o burrinho aquietou-se depois de umas quantas pás de terra que levou.
O camponês finalmente olhou para o fundo do poço e se surpreendeu com o que viu. A cada pá de terra que caía sobre suas costas o burrinho a sacudia, dando um passo sobre esta mesma terra que caía ao chão. Assim, em pouco tempo, todos viram como o burro conseguiu chegar até  boca do poço, passar por cima da borda e sair dali trotando.
"A vida vai te jogar muita terra nas costas, principalmente se você já estiver dentro de um poço.
O segredo para sair do poço é sacudir a terra que se leva nas costas e dar um passo sobre ela.
Cada um de nossos problemas é um degrau que nos conduz para cima.
Podemos sair dos mais profundos buracos se não nos dermos por vencidos.
Use a terra que te jogam para seguir adiante!"
Memorize 5 regras para ser feliz:
1- Liberte o seu coração do ódio.
2- Liberte a sua mente das preocupações.
3- Simplifique a sua vida.
4- Dê mais e espere menos.
5- Ame-se cada vez mais e aceite a terra que lhe jogam. Ela pode ser a solução, não o problema.

A ÁRVORE DA AMIZADE

Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho.
Algumas percorrem ao nosso lado vendo muitas luas passarem, mas outras, apenas vemos entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigos.
Há muitos tipos de amigos, talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles. O primeiro que nasce do broto é amigo Pai e o amigo Mãe e mostram o que é ter vida. Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que floresça como nós.
Passamos a conhecer toda a família de folhas, a qual respeitamos e desejamos o bem. Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não saberíamos que iriam cruzar o nosso caminho. Muitos desses são designados amigos do peito, do coração. São sinceros, verdadeiros, sabem quando não estamos bem, sabem o que nos faz felizes...
As vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então é chamado de amigo namorado. Esse dá brilho aos nossos olhos, música aos nosso lábios, pulos aos nossos pés.
Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Esses costumam colocar sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto. Falando em perto, não podemos nos esquecer dos amigos distantes que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra aparecem novamente entre uma folha e outra.
O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima e perdemos algumas de nossas folhas. Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações, mas o que nos deixa mais felizes é que as que caíram continuam por perto, continuam aumentando a nossa raiz com algumas lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzaram o nosso caminho.
Desejo a você folha de minha árvore,
Paz e Amor... Hoje e sempre...
Simplesmente porque:
Cada pessoa que passa em nossa vida é única.
Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.
Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada.
Esta é a maior responsabilidade da vida e a prova evidente de que duas almas não se encontram por acaso. 

UM FORTE ABRAÇO A TODOS OS MEUS AMIGOS...

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

HARMONIA CONJUGAL

" Vamos amar os corações que nos cercam e tentar alcançar novamente aqueles que se distanciaram.
Há sempre tempo para se amar e se não houvesse, o próprio amor seria capaz de inventar"

BOLSA DE ÁGUA QUENTE


A compressa de água pode auxiliar em muitos problemas, mas nem sempre usar água quente é a solução. Você sabia que para dores agudas, por exemplo, o melhor é usar água fria, que diminui a percepção da dor em lesões sem feridas abertas? A água fria também diminui o risco de inflamação e a quantidade de sangue no local, evitando inchaço.
Jamais utilize uma bolsa de água quente sobre traumas agudos. O calor aumenta a circulação local, tornando a inflamação ainda maior, provocando inchaço e mais desconforto.
A bolsa de água quente é indicada para atenuar os efeitos de problemas crônicos, como lombalgias. Ela dilata os vasos sanguíneos, o que facilita a circulação e ameniza as dores.
Em relação ao tempo de aplicação, tanto para água quente ou fria, o ideal é de 20 a 30 minutos.
A utilização da bolsa é importante, mas buscar um médico é fundamental para uma avaliação e tratamento adequados. Lesões graves, se não forem tratadas corretamente, podem evoluir para um quadro mais grave.


PARA MIM SER SEU AMIGO É...


UM DIA VOCÊ APRENDE


O-Ring Test



A técnica tem como base o fenômeno do enfraquecimento muscular provocado pela ressonância entre duas substâncias idênticas. O teste é realizado utilizando-se a musculatura dos dedos em forma de anel. A primeira descrição do método foi publicada pelo Dr. Omura em 1981. A patente do método foi requerida em 1983, tendo sido concedida em 1991, e em 1993 o resumo da patente foi publicado oficialmente, sendo reconhecido como propriedade intelectual universal.
A prática do BDORT revelou-nos alguns aspectos interessantes, que modificam vários paradigmas da Medicina, como a presença de vírus, bactérias e metais pesados em áreas de doenças crônicas, como dores de causa indefinida e o câncer.
O Hospital das Clínicas de São Paulo costuma ser reconhecido pela seriedade dos tratamentos e das pesquisas que realiza. Por isso, um dos estudos feitos na instituição vem apresentando resultados surpreendentes. Trata-se da pesquisa realizada na Liga de Acupuntura do HC que investiga a influência da energia eletromagnética no diagnóstico e tratamento das doenças. O trabalho é coordenado pelo clínico e acupunturista Paulo Farber, 39 anos, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O pesquisador está estudando o papel dessa energia a partir da análise dos mecanismos do Bi Digital O-Ring-Test (ou exame do anel). É um teste feito com a ajuda de uma antena capaz de avaliar os tratamentos de enfermidades crônicas e tumores. “O O-Ring-Test não é diagnóstico nem terapêutico. Ele apenas dá sugestões valiosas sobre o remédio mais adequado para cada doença e organismo”.
Os únicos recursos indispensáveis são uma antena de madeira ou metal e uma terceira pessoa. A ponta da antena deve ser encostada pelo assistente do médico em diversas áreas do corpo do paciente. A cada ponto, o médico tenta afastar os dedos indicador e polegar do doente ou do intermediário, que se encontram unidos nas pontas, formando um anel. Pode até fazer pressão, mas, se a região estiver saudável, os dedos não se distanciam. “Se houver agentes nocivos ou doença, faltará tônus muscular e os dedos se soltam sem resistência”, diz Farber.
O exame também serve, por exemplo, para dar pistas das melhores substâncias a serem usadas em tratamentos convencionais, como antibióticos, ou naqueles feitos com medicamentos à base de ervas (fitoterápicos) e acupuntura. Os remédios são colocados sobre a mão do intermediário e, se forem os mais adequados àquele doente e estiverem na dosagem certa, o assistente, que receberá as ondas eletromagnéticas do paciente por meio da antena, ganhará força e o médico não abrirá seus dedos.
O princípio de física envolvido no teste seria a ressonância (prolongamento de um som ou onda eletromagnética pelo seu reflexo ou repercussão em outros corpos, que entram em vibração). O exemplo clássico disso é o copo de cristal que se quebra diante da ressonância causada pela voz de um tenor cantando alto. “Os órgãos do corpo têm impulsos. São correntes eletromagnéticas que percorrem músculos e nervos e se alteram quando há doença”.

A técnica é considerada por muitos como a ponte entra as medicinas Oriental e Ocidental.

TERAPIA DA ÀGUA



O 'óxido de Hidrogênio', H2O, ou simplesmente água, é um dos principais elementos da natureza humana e da própria Terra. Suas características físicas e químicas a tornam um dos elementos naturais mais fascinantes para os estudos científicos e aplicações empíricas pelas mais diversas formas de vida. Não há dúvidas quanto ao fascínio humano pela água.
Várias teorias podem explicá-lo, dentre as quais a idéia de que a água é o nosso habitat ancestral tanto pela ótica da teoria da evolução das espécies (Darwin), quanto pela concepção de que fomos gerados em um ambiente líquido, no interior do ventre materno, além do fato de a água ser também o nosso elemento constituinte essencial.
Embora não haja nitidez de quando a água foi utilizada pela primeira vez com finalidades terapêuticas, há indícios que os orientais iniciaram esta prática em aproximadamente 2400 anos A.C.. Sabe-se que Hipócrates (460 - 375 A.C.) empregava água quente e fria (banhos de contraste) no tratamento de doenças. No Ocidente, os romanos utilizaram a água amplamente com fins terapêuticos e recreacionais. Eles dispunham de balneários ou termas, onde eram empregados quatro tipos de banho, sob diferentes temperaturas: O frigidarium, o tepidarium, caldarium e o sudatorium (SKINNER e THOMSON, 1985).
A Europa foi precursora quanto à busca científica acerca dos efeitos terapêuticos da água . A primeira publicação sobre os efeitos de banhos terapêuticos foi assinada pelo médico inglês John Flayer, em 1697. Daí em diante, outros profissionais dedicaram sua atenção aos efeitos e indicações da hidroterapia, dentre os quais destacou-se um camponês da Silésia, o qual estabeleceu um centro para utilização de água e exercícios físicos. Ele estimulou consideravelmente o pensamento de profissionais da área médica no continente europeu (SKINNER e THOMSON, 1985). 
A América só despertou seu interesse pelas atividades terapêuticas pela água no início deste século. O primeiro centro desta natureza foi aberto em Boston, nos EUA, em 1903.
Na medicina oriental existem inúmeros maneiras e conselhos para combater as doenças menores e problemas diários, e desde o Japão a terapia da água é uma cura caseira que permite eliminá-los de forma efetiva, barata e sem muito esforço. Vejamos hoje a terapia da água, assim você poderá conhecer os seus benefícios.
Nosso organismo está conformado por um 70% de água. Quando não temos um balanço entre a água que precisamos e a água que temos, o nosso organismo começa a padecer problemas. Por isso sempre ouvimos aquela velha história dos 2 litros de água por dia, o que realmente é necessário, e devemos bebê-los.
A terapia da água tem isso em mente, mas vai um pouco além. Esta terapia indica que antes de escovar os dentes, todas as manhãs, devem-se beber entre 5 e 6 copos de água. Além disso, não deve-se consumir nenhum alimento, pelo menos 45 minutos antes e depois de beber esta água. Depois escove os dentes e espere mais 45 minutos antes de beber ou comer alguma outra coisa. Os benefícios associados a esta cura referem-se à dor muscular, a eliminação do acne, a prevenção da obesidade, problemas nos rins, combater vômitos e diarréia, a diabete e as irregularidades menstruais.

RECEITA PARA ESCALDA PÉS


Elimine as dores e as tensões do corpo através dos pés, com uma receita maravilhosa que não canso de fazer…Escalda-pés!! Toda vez que alguém se queixa para mim, que está com dor, indico essa maravilha, – “Faça um escalda-pés!!!”
Pegue caneta e papel e anote a receita!!

Ingredientes do Escalda-Pés:

Bacia ou mini ofurô
Água quente
Óleo essencial de lavanda e alecrim ( Ou chá em sachet )
Sal grosso
Bolinhas de Gude
Preparação do escalda-pés:
Na bacia adicione a água quente e as bolinhas de gude, que dão estímulos para os pontos de reflexo.
Coloque 2 gotas de óleo essencial (o que você tiver em casa), eles possuem características relaxantes, que revigoram e vão deixar os pés com uma deliciosa sensação de frescor.
Coloque os pés na água e adicione o sal grosso, que estimula a circulação. Deixe os pés submersos na bacia por cerca de dez minutos e vá fazendo pequenos movimentos com os pés sobre as bolinhas de gude. Seque bem os pés e depois faça uma breve massagem para o relaxamento ficar mais completo.

Escalda pés