quinta-feira, 24 de outubro de 2013

                                OS BENEFÍCIOS DA GEOTERAPIA

                      
   

A natureza deixa para nós elementos que nos proporcionam mais saúde e bem estar. A argila, por exemplo, é um importante aliado no tratamento de várias doenças. O mineral já era usado entre os povos egípcios para combater inflamações e úlceras, também curou muita gente durante a Idade Média e na Segunda Guerra Mundial.
Hoje em dia, este elemento é bastante usado na Geoterapia, como uma forma de absorver as toxinas do organismo. Ele tem o efeito bactericida, anti inflamatório e cicatrizante. Para cada região do corpo é usada uma argila diferente - verde, marrom ou acinzentada, geralmente misturada com óleos essenciais de vários tipos.
 A argila filtra as impurezas e potencializa o efeito da substância utilizada com ela. Para o fígado, por exemplo, utiliza-se a argila verde. A mesma vale para eliminar a acne, usada com óleo de melaleuca. Na pele, aplica-se uma mistura de argila amarela e óleo essencial de grapefruit. A amarela também serve para a estética na região do abdome - absorve gorduras e renova as células. E a branca com óleo de laranja e gerânio tem a função de clarear manchas”.
A Geoterapia também é bastante eficaz no tratamento da psoríase, diabetes e doenças intestinais. Também auxilia nos efeitos da menstruação, como cólicas ou TPM. Por meio da argila, ela troca a energia dos minerais na região doente e melhora a circulação sanguínea.
“No tratamento, a argila não é aplicada diretamente sobre a pele, como se imagina. Ela é misturada com outras substâncias e usada na forma de compressa. Assim que ela seca, novamente é colocada outra gase umedecida.
Durante a sessão, é comum a região doente ficar bastante quente. Se a temperatura está alta é um indício que o local está bastante comprometido. A naturologia sempre utiliza a Geoterapia como algo complementar ao tratamento médico, às vezes até após o seu término. “Se é uma inflamação na garganta, por exemplo, não recomenda-se a geoterapia com o uso de antibióticos, pois na hora da aplicação, o corpo acaba expelindo o medicamento”.
Esta terapia alternativa será oferecida pela rede estadual de saúde do Rio de Janeiro. Já existe uma lei sancionada pelo governador Sérgio Cabral e publicada em outubro de  2013, no Diário Oficial, que permite o funcionamento do Programa de Terapia Natural. Com essa nova medida, hospitais públicos irão oferecer especialidades como Massoterapia, Acupuntura, Medicina Ortomolecular, entre outros, incluindo a Geoterapia. Porém o Rio de Janeiro não é o único, São Paulo e Minas Gerais também já disponibiliza esses tipos de tratamentos naturais em suas redes.



Um comentário: