quinta-feira, 31 de outubro de 2013


    A IMPORTÂNCIA DAS VITAMINAS E SUAS FONTES  
 As vitaminas são substâncias encontradas nos alimentos em pequena quantidade,
 mas indispensáveis para o funcionamento normal do organismo.
 Quando há deficiência ou falta completa de vitaminas na dieta, ou quando elas se
 perdem pelo processo de cozimento dos alimentos, instala-se um quadro 
de DESNUTRIÇÃO e AVITAMINOSE.
São conhecidas cerca de 17 vitaminas, sendo as principais:
VITAMINA A
Mantém a saúde dos tecidos da pele, do globo ocular e das mucosas em geral. Sua carência na alimentação resulta em perturbações visuais, escamação da pele, ressecamento da garganta, cabelos quebradiços e cegueira noturna.
Principais Fontes: Abacate, Abóbora, Acelga, Caju, Chicória, Mamão, Melão,Brócolis Cenoura, Espinafre,,Manga e Pêssego.
VITAMINA B1  ( TIAMINA )
Regula a eliminação de substâncias inúteis ao organismo. Estimula o apetite, favorece o desenvolvimento físico e regula o sistema nervoso. Sua carência resulta em INAPETÊNCIA, dificuldade digestiva, dores musculares e debilidade nervosa. Em casos extremos, pode ocorrer BERIBÉRI. 
Principais Fontes: Amêndoa, Amendoim, Arroz integral, Aveia, Castanha-do-pará, Levedo de Cerveja.
VITAMINA B2  ( RIBOFLAVINA )
Responsável pela alimentação das células cerebrais e nervosas em geral; contribui também na manutenção dos tecidos da pele e dos olhos. Sua carência resulta em le- sões na língua, nas mucosas da boca, e em redor do nariz; torna os lábios secos e língua avermelhada; pode causar distúrbios oculares, tais como catarata e glaucoma.
Principais Fontes: Abacate, Amendoim, Castanhas, Feijão branco, Amêndoa, Brócolis Espinafre e Levedo de cerveja.
VITAMINA B5  ( NIACINA )
Assim como as demais Vitaminas do grupo B, a Niacina age sobre os tecidos da pele e sobre as células nervosas. Além disso, influi favoravelmente nas funções do aparelho digestivo. Sua carência resulta em DERMATOSE, DIARRÉIA e MANCHAS DA PELE. 
Principais Fontes: Amendoim, Castanha-do-pará, Levedo de Cerveja, Pimentão, Trigo integral.
VITAMINA B6  ( PIRIDOXINA )
Também age sobre as células nervosas e os tecidos da pele.
Principais Fontes: Farelo de Trigo (fibra), Germe de Trigo,Leite, Levedo de Cerveja Melado de Cana.
VITAMINA B12   ( COBALAMINA )
 Combate os vários tipos de ANEMIA, atua sobre as células nervosas e favorece a absorção das proteínas e aminoácidos. Sua carência resulta em anemia perniciosa e perturbações nervosas.
Principais Fontes: Amêndoa, Batatas, Cereais integrais, Germe de Trigo, Leite Levedo de Cerveja, Hortaliças de cor verde.
VITAMINA C  ( ÁCIDO ASCÓRBICO )
Fortalece o sistema de defesa do organismo e os capilares sanguíneos. Sua carência resulta em predisposição às infecções, gripes e resfriados, alergias e debilidade geral; as carências crônicas podem causar escorbuto e depressão mental.
Principais Fontes: Abacaxi, Acerola, Alface, Alho, Caju, Cebola, Espinafre, Laranja, Limão, Pimentão
VITAMINA D  ( Dl, D2, D3 )
Regula a absorção de cálcio e fósforo. A carência na infância resulta em raquitismo e desenvolvimento anormal de dentes e ossos. Havendo carência na idade adulta, podem ocorrer cáries dentárias, Osteoporose e amolecimento dos ossos.
Principais Fontes: Banhos de sol, Gema de ovo, Leite e derivados.
VITAMINA E
É responsável pelo fortalecimento do sistema muscular e reprodutor. Sua carência pode resultarem abortos involuntários, esterilidade e dores musculares.
Principais Fontes: Abacate, Alface, Amendoim (óleo), Banana, Couve, Germe de Trigo, Soja.
VITAMINA H
Proporciona saúde e beleza à pele; é também indispensável na coordenação motora. Sua carência resulta em CASPA, DEBILIDADE GERAL, dores musculares, ECZEMA, seborréia e sonolência excessiva.
Principais Fontes: Arroz integral, Aveia, Banana, Germe de Trigo, Leite, Levedo de cerveja.
VITAMINA K
Fortalece os vasos sanguíneos, favorece a coagulação do sangue e mantém o equilíbrio do sistema circulatório. A carência resulta em HEMORRAGIA.
Principais Fontes: Algas marinhas, Cebola, Cenoura, Couve, Espinafre, Iogurte natural.
VITAMINA P  ( ÁCIDO CÍTRICO )
 Tem funções parecidas com as da Vitamina C (Ácido Ascórbico). Além disso, proporciona resistência aos vasos sanguíneos, aos tecidos da pele e fortalece o sistema imunológico. Sua carência resulta em escorbuto e predisposição às infecções.
Principais Fontes: cidra, Laranja, Lima, Tangerina,Limão.
FIBRAS
 Substância presente em alimentos integrais, frutas e verduras, que auxiliam no processo gastrointestinal.
Principais Fontes: Arroz integral, Cevada (grão), Ervilha ,Grão de bico, Milho, Soja, Aveia Centeio, Germe de trigo, Lentilha, Macarrão integral, Trigo integral.
CÁLCIO 
Substância responsável pela formação da estrutura óssea, contribui na absorção, pelo organismo, da Vitamina K e coordena as funções do sódio e do potássio.
Principais Fontes: Leite (vaca ou cabra), Caruru, Couve, Cominho, Soja (farinha), Melado, Ovos.

terça-feira, 29 de outubro de 2013


De acordo com a Federação Mundial de Quiropraxia (WFC sigla em inglês) e a Organização Mundial da Saúde, a Quiropraxia é uma profissão que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das disfunções mecânicas no sistema neuro musculoesquelético e os efeitos dessas disfunções na função normal do sistema nervoso e na saúde geral.
Manuscritos chineses e gregos de 2700 a.C. e 1500 a.C. mencionam formas rudimentares de manipulação articular e manobras articulares nos membros inferiores do corpo humano a fim de aliviar dores lombares. Hipócrates, "pai da medicina", que viveu entre 460 a.C. a 377 a.C., publicou textos em que detalha: "adquira mais conhecimento sobre a Coluna vertebral, pois é a origem de muitas doenças".
A Quiropraxia hoje está entre as quatro maiores profissões na área de saúde, junto com a Medicina, Biomedicina e Odontologia, nos países desenvolvidos.
Área de Atuação e Pesquisas Científicas
A atuação do quiropraxista está no sistema neuro-músculo-esquelético. Os principais acometimentos tratados pela Quiropraxia são:
Dores na coluna lombar
Hérnia de disco e dor ciática
Dores no pescoço
Dores e tensão muscular
Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo
Restrições a movimentações
DORT/LER
Existem centenas de pesquisas que relatam o tratamento de Quiropraxia como uma das formas mais seguras para acometimentos articulares, especialmente a coluna vertebral.
Lombalgia-
Um estudo conduzido pelo médico T.W. Meade, publicado no British Medical Journal, concluiu, após dois anos de acompanhamento dos pacientes, que "para pacientes com dor na coluna lombar, para os quais não haja contra-indicação quanto à manipulação articular, a Quiropraxia praticamente garante benefícios compensadores e de longa duração, em comparação aos tratamentos hospitalares ambulatoriais oferecidos a pacientes".
Cervicalgia-
Médicos e Quiropraxistas da Corporação RAND e de várias outras instituições acadêmicas, realizaram uma revisão de literatura sobre o tratamentos para dor cervical. Os autores concluíram que a manipulação articular é mais eficaz de que a mobilização ou tratamento fisioterápico de alguns casos de dor cervical subaguda ou crônica e perceberam que "todos os três tratamentos são provavelmente superiores ao tratamento médico".
Dor de Cabeça -
Boline e cols conduziram um estudo, no ano de 1995, randomizando, comparando a manipulação articular da coluna com a medicação para dor (amitriptilina) no tratamento de cefaléia tensional. Os autores concluíram que os analgésicos tem eficácia de curta duração e apresentam efeitos colaterais, enquanto "quatro semanas após a conclusão da intervenção, o grupo que sofreu manipulação da coluna demonstrou redução de 32% na intensidade da dor de cabeça, 30% no uso do medicamento simples, e 16% de melhora funcional da saúde, como um todo. O grupo que recebeu a terapia por amitriptilina não demonstrou melhora alguma, tendo apresentado, inclusive, uma piora sutil".
Satisfação ao Tratamento Quiroprático -
Um estudo de 1998 relatou que a Quiropraxia é o tratamento não médico mais freqüentemente usado nos EUA e proporciona alta satisfação aos seus usuários: "Praticamente todos os pacientes tratados por um quiropraxista declaram-se satisfeito com o seu tratamento; três quartos (73%) declaram-se 'muito satisfeito' e 23% declaram-se 'razoavelmente satisfeito' ".

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

                                             
                                                  OS BENEFÍCIOS DO VINAGRE
Antiguidade no âmbito da saúde, a utilização do vinagre remonta à história antiga. Um antigo texto médico assírio recomendava o uso do vinagre para o tratamento dos males do ouvido. No ano de 400 AC, Hipócrates, considerado o pai da Medicina, utilizava o vinagre para tratar seus pacientes. Este anti-séptico natural foi uma das primeiras substâncias a serem usadas como medicamento. Nos tempos biblícos, o vinagre era utilizado para cobrir e tratar ferimentos infeccionados.
O chamado "Vinagre dos Quatro Ladrões", remonta ao tempo da grande peste ocorrida na Europa. Dizem que em Toulouse, quatro ladrões pilharam os lares das vítimas da peste de 1628 a 1631, sem que fossem afetados pela doença. Depois de presos e condenados à morte, os juízes os fizeram confessar o segredo de suas imunidades à peste. Eles simplesmente molhavam as mãos e o rosto com um vinagre contendo absinto, arruda, alfazema, menta, alecrim, rainha-dos-prados e manjerona.
O vinagre evitou infecções graves e exatamente por isso, também evitou que muitos soldados morressem durante a guerra civil nos Estados Unidos. O vinagre era regularmente utilizado para desinfeccionar os ferimentos.
Solução de Vinagre e Água Historicamente, as infecções do rosto, dos ouvidos e ao redor dos olhos eram tratadas com uma solução de vinagre e água. É um tratamento eficaz pois o vinagre é anti-séptico e antibiótico (ele contém bactérias úteis que são destruidoras de muitos micro organismos nocivos).
Para alívio de coceiras na pele, pode-se aplicar vinagre com algodão. Se as coceiras forem perto dos olhos ou em locais sensíveis, dilua o vinagre na proporção de 4 volumes de água para 1 volume de vinagre. Para um tratamento corporal completo, coloque dois a três copos de vinagre na água do banho.
Para aliviar a sensação de queimadura após a exposição ao sol, recomenda-se um banho com água morna contendo um copo de vinagre de maçã.
Um dos motivos pelos quais o vinagre é tão salutar no tratamento das afecções da pele é que o seu PH é quase o mesmo que o de uma pele saudável. Sendo assim, uma aplicação de vinagre ajuda a regularizar o PH da superfície da pele.
Digestão O vinagre é muito semelhante às substâncias químicas naturalmente secretadas no estômago e por isso, ele tem fama de facilitador da digestão. Aqueles que usam regularmente o vinagre consideram que os cortes, escoriações e queimaduras saram mais depressa.
Muitos consideram que o vinagre é capaz de atacar e matar bactérias nocivas que possam ter invadido o tubo digestivo, o que diminue os riscos de infecções sangüíneas.

Alguns médicos sugerem que se empregue regularmente o vinagre para evitar intoxicações alimentares. A posologia habitual é de uma colher de sopa de vinagre, que deve ser tomada meia hora antes das refeições. O vinagre pode ser misturado em um copo com água, ao suco de legumes ou qualquer outra bebida não alcoólica. Algumas pessoas acrescentam um pouco de mel para lhe dar um gosto mais agradável.

                                OS BENEFÍCIOS DA GEOTERAPIA

                      
   

A natureza deixa para nós elementos que nos proporcionam mais saúde e bem estar. A argila, por exemplo, é um importante aliado no tratamento de várias doenças. O mineral já era usado entre os povos egípcios para combater inflamações e úlceras, também curou muita gente durante a Idade Média e na Segunda Guerra Mundial.
Hoje em dia, este elemento é bastante usado na Geoterapia, como uma forma de absorver as toxinas do organismo. Ele tem o efeito bactericida, anti inflamatório e cicatrizante. Para cada região do corpo é usada uma argila diferente - verde, marrom ou acinzentada, geralmente misturada com óleos essenciais de vários tipos.
 A argila filtra as impurezas e potencializa o efeito da substância utilizada com ela. Para o fígado, por exemplo, utiliza-se a argila verde. A mesma vale para eliminar a acne, usada com óleo de melaleuca. Na pele, aplica-se uma mistura de argila amarela e óleo essencial de grapefruit. A amarela também serve para a estética na região do abdome - absorve gorduras e renova as células. E a branca com óleo de laranja e gerânio tem a função de clarear manchas”.
A Geoterapia também é bastante eficaz no tratamento da psoríase, diabetes e doenças intestinais. Também auxilia nos efeitos da menstruação, como cólicas ou TPM. Por meio da argila, ela troca a energia dos minerais na região doente e melhora a circulação sanguínea.
“No tratamento, a argila não é aplicada diretamente sobre a pele, como se imagina. Ela é misturada com outras substâncias e usada na forma de compressa. Assim que ela seca, novamente é colocada outra gase umedecida.
Durante a sessão, é comum a região doente ficar bastante quente. Se a temperatura está alta é um indício que o local está bastante comprometido. A naturologia sempre utiliza a Geoterapia como algo complementar ao tratamento médico, às vezes até após o seu término. “Se é uma inflamação na garganta, por exemplo, não recomenda-se a geoterapia com o uso de antibióticos, pois na hora da aplicação, o corpo acaba expelindo o medicamento”.
Esta terapia alternativa será oferecida pela rede estadual de saúde do Rio de Janeiro. Já existe uma lei sancionada pelo governador Sérgio Cabral e publicada em outubro de  2013, no Diário Oficial, que permite o funcionamento do Programa de Terapia Natural. Com essa nova medida, hospitais públicos irão oferecer especialidades como Massoterapia, Acupuntura, Medicina Ortomolecular, entre outros, incluindo a Geoterapia. Porém o Rio de Janeiro não é o único, São Paulo e Minas Gerais também já disponibiliza esses tipos de tratamentos naturais em suas redes.



segunda-feira, 21 de outubro de 2013

                   Acupuntura
A acupuntura é um conjunto de práticas terapêuticas inspirado nas tradições médicas orientais. Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura.
Diferentes abordagens para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças são realizadas, entretanto o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração da pele por agulhas metálicas muito finas e sólidas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.
De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.
O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões.
Para que serve
A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.
Embora pesquisas tenham demonstrado que a acupuntura pode realmente desativar áreas do cérebro associadas a dores, não se sabe exatamente se o método constitui um mecanismo que sustenta ou contribui para o efeito terapêutico sobre uma pessoa.
De qualquer forma, a técnica sobrevive há milênios, mostrando benefícios a indivíduos com problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos e até mesmo dermatológicos.
A acupuntura é especialmente indicada para a redução da dor em casos de fibromialgia e dores localizadas nas costas, tratamento de náuseas e vômitos em pacientes que se submetem a quimioterapias ou cirurgias, e diminuição da tensão emocional.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a prática um complemento da medicina moderna. Nos Estados Unidos, foi recomendado apenas no ano passado pelo Instituto Nacional para a Saúde e Excelência Clínica (NICE) como opção de tratamento para dores nas costas pelo sistema público de saúde do país.
No Brasil, a acupuntura é reconhecida e consta na Tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais (SAI/SUS) do Ministério da Saúde.
Curiosidades
Experiências com ratos demonstraram que a acupuntura pode até triplicar os efeitos de um composto natural conhecido por suas funções anti inflamatórias e analgésicas.
Pesquisadores da Universidade de Rochester, nos EUA, observaram que tecidos próximos das agulhas tinham até 24 vezes mais adenosina, sugerindo que a imperceptível perfuração da pele possa acionar tanto o acúmulo da substância em tecidos mais externos da pele, como também a sinalização ao cérebro para criar endorfinas naturais contra a dor.
De acordo com a medicina chinesa, os meridianos energéticos que atravessam o corpo são afetados por energias “perversas”, que afetam o organismo de forma geral. Apesar de soar místico, a própria tradição ocidental considera que ventos, bactérias, vírus, lesões, traumas, ansiedades, frio ou calor constituam boa parte das energias “perversas”. A medicina moderna concorda.
Nem apenas de agulhas vive a acupuntura: a estimulação de pontos de acupuntura pode ser feita também pelos dedos (acupressão), com pedras quentes, laser e muitas outras técnicas. O importante, pregam os defensores da prática, é que os fluxos energéticos sejam retomados e a energia do corpo equilibrada.